domingo, 30 de outubro de 2011

2011: AMIW@VBKÖ Vienna

A sexta edição da exposição All My Independent Women, que se tornou uma plataforma para o pensamento feminista, terá lugar pela primeira vez fora de Portugal. Assim,  de 4 de  Novembro a 3 de Dezembro de 2011 em Viena, Áustria, 40 artistas nacionais e estrangeiros levarão os seus trabalhos a esta cidade a convite da Associação de Mulheres Austríacas (VBKÖ) numa coprodução com a  Casa da Esquina. 
Neste contexto, queremos rever a proposta inicial da AMIW e propor uma posição diferente na qual podermos compreender o desejo inicial da AMIW, de visibilidade e comprometimento, numa leitura positiva da ‘marginalidade’ e (in/em)visibilidade.
All My Independent Women (AMIW) teve desde o seu início uma relação simbiótica com a literatura, sua companheira de armas, e recentemente convidou cerca de 40 artistas (e não só) a fazerem parte de uma leitura coletiva das Novas Cartas Portuguesas (Barreno, Horta, Velho da Costa, 1972) na busca de novas possibilidades de subjectivação. Desse empenho colectivo nasceu a quinta edição: AMIW 2010, na Casa da Esquina em Coimbra. O projecto, tal como o livro NCP, tomou como seu o caminho a paixão, paixão que era, em si mesma, objecto e execício, porque, tal como as 3 Marias alegaram, o objecto da paixão é apenas pretexto, para definir o nosso diálogo com o resto.

Com: André Alves, Filipa Alves, Miguel Bonneville, Ele Carpenter, Lisa Bolyos, Carla Cruz, Mónica Faria, Laura García and Said Dokins, Projecto Gentileza, Alice Geirinhas, Stefanie Grünangerl, Risk Hazekamp, Nina Hochtl, Anna Jonsson, Rudolfine Lackner, Roberta Lima, Cristina Mateus, Ana Pérez Quiroga, Rita Rainho, Flávio Rodrigues, Suzanne van Rossenberg, Stefanie Seibold, Ângelo Ferreira de Sousa, Catarina Carneiro de Sousa and Sameiro Oliveira Martins, Evelin Stermitz, Lenka Vráblíková, Angela Wiedermann e Yan María Yaoyólotl 
Mais informação e programa poderão ver aqui.

Sem comentários: