Sobre

CASA DA ESQUINA, ASSOCIAÇÃO CULTURAL




A Casa da Esquina situa-se na esquina da rua Aires de Campos com a Rua Fernando Melo. Esta é na verdade uma casa que foi ocupada em 2008 e destinada a ser um novo marco na rede cultural e artística a nível nacional, onde se possam cruzar experiências e por onde passam novos projectos e artistas nacionais e internacionais, nas mais diversas áreas.
A possibilidade de ocupar este espaço, que sofreu alterações e obras de renovação durante o ano de 2008, permitiu captar novos públicos e funcionar como mais um lugar no centro da cidade de Coimbra com várias valências (acolhimento, formação, debates, exposição, projecção, espaço de criação, etc).
Desde 2009 a Casa criou o Clube de Crochet e Tricot onde não só se juntam pessoas para uma troca de impressões como também se criam pontos de partida para uma frequência mais assídua e persistente na Casa. 
Para além disso, a Casa da Esquina como estrutura física alberga ainda dois outros projectos independentes: a xDA, na área da arte digital, e o THE PORTFOLIO PROJECT, que é uma plataforma educacional no campo da fotografia, coordenada pela fotógrafa Susana Paiva.
Enquanto associação, a nossa missão é trabalhar a transversalidade e interdisciplinaridade das artes, oferecendo à cidade de Coimbra um espaço de encontro e interacção entre artistas singulares e colectivos de dentro e de fora da Casa. Este cruzamento das diferentes disciplinas artísticas propõe o desenvolvimento de projectos de fusão bem como de partilha do espaço em simultâneo. Em 2008 a Casa da Esquina foi apoiada pela DGArtes/Ministério da Cultura, em 2010 pela Direcção Regional da Cultura do Centro e pela Fundação Calouste Gulbenkian e no ano de 2011 pela DGArtes/Ministério da Cultura. A Casa da Esquina tem também o apoio da Câmara Municipal de Coimbra desde 2008.