SINOPSE
A história de Dijana é só mais uma entre as muitas que se repetem todos
os dias por todo o mundo. Esta é a vida de uma rapariga vítima de tráfico
humano numa viagem de um triste conto de fadas desde o seu apartamento - o seu
quarto de trabalho - para a sua cela na prisão. Dijana é uma bonita jovem de
Leste que vem para Portugal à procura de uma vida melhor e é imediatamente
vendida pelo seu primo Goran ao sinistro Vlad, o qual se torna seu namorado e
logo depois o seu chulo. “Eu sei exactamente quanto é que eu valho”, diz
Dijana,“ Eu valho mil euros que foi o que o Vlad pagou por mim. Mais ou menos
dois I-Phones e meio”. Enquanto isso, faz as contas e espera poder um dia
saldar a sua dívida e reaver o seu passaporte.
NOTA SOBRE O ESPETÁCULO
Em 2012, retomamos o espetáculo Senti um Vazio de Lucy Kirkwood, que
tinha sido apresentado anteriormente no espaço da Casa da Esquina. O espetáculo
surge da necessidade de debater quer a sociedade contemporânea quer as
transações económicas, de escala local e global, que condicionam e sacrificam
os valores humanos em prol do lucro selvagem.
Desta feita, é certo que este
debate vai muito além da pura exploração do ser humano pelo seu semelhante, é
também um debate de ideias sobre que tipo de sociedade queremos para o futuro.
É um debate sobre como a crise nos serve de justificação para a falta de
política cultural, educativa e para a exploração económica. A estratégia da
Casa da Esquina, enquanto estrutura cultural num país em crise de valores sociais
e culturais, foi e ainda é de sobrevivência, tal como Dijana, personagem
principal da peça Senti um Vazio,
resistindo a tudo para continuar a existir, apoiando-se nos seus sonhos para
não desistir. É de sonhos que falamos nesta criação, os sonhados e os
destruídos. Da esperança num futuro melhor que nunca chega. Das pessoas que todos
os dias caem e se levantam. É um alerta e uma luta contra o Estado a que isto
chegou.
Lucy Kirkwood
Dramaturga britânica nascida em 1984. Licenciada em
Literatura Inglesa na Universidade de Edimburgo. Destacam-se outras obras
suas,como Geronimo, Guns or Butter e Tinderbox. Para além disso,
escreveu também para a série televisiva Skins. Actualmente estreiou Beauty and the Beast no National Theatre em Londres encenado por
Katie Mitchell e estreia este ano a peça
NSFW no Royal Court Theatre.
A peça It Felt empty
when the heart went at first but it`s alright now foi premiada com o
Whiting Award, foi escrita ao fim de 2 anos de trabalhos de recolha de
testemunhos de mulheres vítimas de tráfico sexual e que se encontravam em
centros de detenção e acolhimento e foi levada à cena pelo Clean Break http://www.cleanbreak.org.uk
no Arcola Theatre em 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário