quinta-feira, 10 de março de 2011

Fora de Casa - Visita a Covas do Monte, dia 3 de Abril

Visitar Covas do Monte é uma surpresa, é como revisitar o Portugal rural de outrora que teima em coabitar com a cidade.
Covas do Monte poderá não ter futuro, mas é importante termos conhecimento desta realidade que poderia ser assumida como fazendo parte do futuro.
No entanto, há ainda quem não desista e população, técnicos, autarcas, teimam em manter a tradição.
A nossa visita a aldeias como Covas do Monte é uma expressão de cidadania. É um voto de esperança e de apoio a todos os que continuam a tentar que estas realidades possam constituir peças de um puzzle de um desenvolvimento mais diverso.

A aldeia das 2500 cabras

Covas do Monte é uma pequena aldeia escondida num dos vales da Serra de São Macário, em São Pedro do Sul. É aqui que se encontra um dos maiores, senão mesmo o maior rebanho do país.
Todos os dias, 2500 cabras saem de manhã para a montanha, num ritual ancestral de pastoreio comunitário que envolve toda a pequena povoação de apenas 56 habitantes. Ao fim da tarde, no regresso à aldeia, os animais parecem saber de cor o curral e a porta certa. Covas do Monte é uma aldeia de rosto antigo, onde se encontra ainda um Portugal raro e já muito distante.

Com esta viagem a Covas do Monte vai também conhecer a Serra de S. Macário, indo ao ponto mais alto da Serra: o Alto de S. Macário a 1054 m de altitude.
Cá em baixo, em S. Pedro do Sul, vamos visitar uma antiga estação de caminhos de ferro, agora transformada em centro de artesanato e se não nos falhar o tempo, vamos também à loja da Cooperativa CoopRaízes nas termas de S. Pedro do Sul.

Todas estas visitas serão guiadas por pessoas que têm acompanhado e animado estes processos de desenvolvimento local.

Saída de Coimbra em autocarro pelas 8h30.
Preço por pessoa: 30€ (incluí o almoço em Covas do Monte)

Inscrições até 29 de Março (a inscrição só se torna válida após o pagamento na totalidade do valor da visita)

Org: Casa da Esquina/Agricabaz

Sem comentários: