quarta-feira, 20 de março de 2013

O drops chegou à Casa da Esquina



No próximo dia 23 de Março pelas 15h00 fazemos um apelo a todas as pessoas que queiram crochetar connosco este grande projeto aqui no espaço da Casa da Esquina. Só precisam de trazer as vossas agulhas e nós facultamos as lãs. Para quem não sabe crochet, teremos uma aula de iniciação gratuita.

 O Drops

O Projecto Drops é uma iniciativa da Casa da Esquina em conjunto com o grupo Guerrilha da Agulha que visa trabalhar para a promoção da biodiversidade e da agricultura biológica. Desta forma, pretende-se sensibilizar o público em geral para a cada vez maior limitação ao acesso a espécies vegetais e mesmo para a possível extinção de algumas espécies tradicionais.
Em concreto, conceberemos uma instalação de vasos em crochet que terá lugar no espaço da Universidade, onde o público poderá encontrar plantas aromáticas, medicinais, etc, que poderá levar para casa com as devidas instruções de cultivo e manutenção.
Uma vez que este projecto está integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, sob a temática “Ser de Água”, estas instalações terão lugar na Rua Larga da  Universidade, simbolizando a candidatura da Universidade a Património Mundial da Unesco.
Pretende-se que sejam plantas anuais, fáceis de germinar em casa e com um ciclo adaptado ao evento, estando já germinadas na Primavera para que se possam recolher as sementes no Inverno a fim de as deixar de novo noutro sítio para que mais pessoas possam começar também as suas hortas.
Com esta ideia pretendemos não só fazer compreender a biodiversidade das espécies vegetais, mas também apelar para a sua importância no nosso desenvolvimento, informando sobre a possibilidade simples de se poder ter uma horta em casa sem despender muito dinheiro.
A escolha do crochet, tem a ver não só com o facto de ser uma matéria orgânica, mas também com a criação de um objecto reutilizável e mutável, pois é possível transformá-lo noutro objeto. Por outro lado, o crochet é uma tradição simples e acessível para toda a gente. 


Sem comentários: