segunda-feira, 19 de março de 2012

Pandora Complexa na Casa da Esquina

Pandora Complexa
Júlio Dolbeth | Rui Vitorino Santos
Datas| 23 de Março a 6 de Abril
Horário| terça a sexta das 15h às 18h

Inauguração, 23 de Março, 21h30

Pandora Complexa assume-se como um projecto colectivo de Júlio Dolbeth e Rui Vitorino dos Santos.
Tudo começou com a ideia de criação de uma personagem embaixatriz para um diário gráfico. No início sem premissas delimitadas do que poderia acontecer, os autores pensaram na ideia de construir um fanzine. A facilidade de publicação online tornou o projecto possível a uma escala mais alargada e de custo de produção quase zero.
O nome Pandora, para uma possível personagem feminina, foi uma opção, pela sua versatilidade de compreensão em várias línguas, com um reconhecimento universal numa cultura ocidental. Não havia necessidade de tradução. Complexa, em português, pela proximidade linguística, também seria facilmente interpretado em vários idiomas. A partir daqui existia uma personagem, Pandora, que seria Complexa.
Por vezes não existe narrativa, nem qualquer relação entre o desenho da direita e o desenho da esquerda, outras vezes a ligação acidental torna-se a narrativa. Os desenhos não são discutidos previamente, nem são feitos storyboards. Cada desenho flui livremente como um acto ritual diário.
A aventura foi iniciada a 22 de Julho de 2006 e conta no momento com mais de 2260 desenhos A5.
Ambos são docentes de Design de Comunicação e Ilustração na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Paralelamente desenvolvem projectos de curadoria e investigação na área da Ilustração. Participam regularmente em eventos individuais e colectivos na campo da Ilustração.
Membros fundadores da associação e galeria Dama Aflita dedicada à ilustração e desenho na cidade do Porto.
Júlio Dolbeth nasceu em Angola em 1973. Vive e trabalha no Porto.
Rui Vitorino Santos nasceu na Batalha em 1971. Vive e trabalha no Porto.
Mais informação sobre os autores pode ser encontrada em:

Sem comentários: