segunda-feira, 31 de Outubro de 2011

Candidatura do Mercado de Trocas para Crianças do Jardim Botânico de Coimbra

Os promotores e promotoras deste projeto agradecem a todas as organizações, grupos, amigos, amigas e pessoas anónimas que contribuíram com o seu voto para podermos levar este mercado de trocas à fase seguinte, levando esta ideia a mais pessoas e cidades e contribuindo assim para um consumo responsável. Obrigada a todos e todas!

domingo, 30 de Outubro de 2011

2011: AMIW@VBKÖ Vienna

A sexta edição da exposição All My Independent Women, que se tornou uma plataforma para o pensamento feminista, terá lugar pela primeira vez fora de Portugal. Assim,  de 4 de  Novembro a 3 de Dezembro de 2011 em Viena, Áustria, 40 artistas nacionais e estrangeiros levarão os seus trabalhos a esta cidade a convite da Associação de Mulheres Austríacas (VBKÖ) numa coprodução com a  Casa da Esquina. 
Neste contexto, queremos rever a proposta inicial da AMIW e propor uma posição diferente na qual podermos compreender o desejo inicial da AMIW, de visibilidade e comprometimento, numa leitura positiva da ‘marginalidade’ e (in/em)visibilidade.
All My Independent Women (AMIW) teve desde o seu início uma relação simbiótica com a literatura, sua companheira de armas, e recentemente convidou cerca de 40 artistas (e não só) a fazerem parte de uma leitura coletiva das Novas Cartas Portuguesas (Barreno, Horta, Velho da Costa, 1972) na busca de novas possibilidades de subjectivação. Desse empenho colectivo nasceu a quinta edição: AMIW 2010, na Casa da Esquina em Coimbra. O projecto, tal como o livro NCP, tomou como seu o caminho a paixão, paixão que era, em si mesma, objecto e execício, porque, tal como as 3 Marias alegaram, o objecto da paixão é apenas pretexto, para definir o nosso diálogo com o resto.

Com: André Alves, Filipa Alves, Miguel Bonneville, Ele Carpenter, Lisa Bolyos, Carla Cruz, Mónica Faria, Laura García and Said Dokins, Projecto Gentileza, Alice Geirinhas, Stefanie Grünangerl, Risk Hazekamp, Nina Hochtl, Anna Jonsson, Rudolfine Lackner, Roberta Lima, Cristina Mateus, Ana Pérez Quiroga, Rita Rainho, Flávio Rodrigues, Suzanne van Rossenberg, Stefanie Seibold, Ângelo Ferreira de Sousa, Catarina Carneiro de Sousa and Sameiro Oliveira Martins, Evelin Stermitz, Lenka Vráblíková, Angela Wiedermann e Yan María Yaoyólotl 
Mais informação e programa poderão ver aqui.

terça-feira, 25 de Outubro de 2011

Mercado em 2ª mão- Nova Data

A Casa da Esquina avisa que o Mercado em 2ª mão terá lugar do dia 5 de Novembro, em vez do dia 29 de  Outubro, como estava previsto. Assim, para quem pretende fazer face à crise, despejar o armário ou mesmo comprar roupa nova, este mercado terá as suas portas abertas no dia 5 de Novembro a partir das 11h com comida, roupas novas e muita animação. Para inscrições ou informações podem contactar-nos através do mail geral@casadaesquina.pt.

Economias improváveis na Casa da Esquina

Hoje, dia 25, pelas 18h30 a Casa da Esquina dá início ao ciclo de conversas Economias Improváveis.

Estas conversas em torno da Economia, com coordenação de Teresa Cunha têm como propósito ensaiar novos entendimentos e termos tanto para a crise como para a saída dela, discutir, aprender e comentar em colectivo assuntos económicos e dar a conhecer empresas que não organizam os seus negócios com base na exploração intensiva do trabalho, no lucro e na precariedade social.

A primeira sessão terá como convidado José João Rodrigues da Casa do Sal. Estas conversas terão como comentador residente o economista José Maria Castro Caldas.

Na inauguração deste ciclo de conversas e para o qual contamos com a vossa presença haverá lugar a uma degustação de produtos exclusivos da Casa do Sal.

sexta-feira, 21 de Outubro de 2011

Candidatura do Mercado de Trocas para Crianças do Jardim Botânico de Coimbra

O Mercado de Trocas para Crianças do Jardim Botânico de Coimbra apresentou a sua candidatura ao  Movimento Milénio, uma iniciativa  do Jornal Expresso e Millennium BCP.

Para que o projeto Mercado de Trocas chegue à fase final é necessária a participação da população de Coimbra  no site : http://www.movimentomilenio.com/2011/10/um-mercado-para-os-pequeninos/ clicando no botão que diz "leve-me à final! Vote aqui".

O primeiro "Mercado de Trocas"  para crianças do Jardim Botânico de Coimbra" realizou-se no dia 24 de Setembro último e contou com a participação  de 123 crianças e cerca de 300 adultos.
Neste Mercado as crianças levaram os seus brinquedos, jogos e livros que trocaram entre si com recurso a uma moeda local criada para o efeito, chamada " jardins".
Com esta ativididade  as crianças aprendem, de uma forma divertida, a partilhar os seus brinquedos, a  experimentarem um outro consumo através da reutilização e reciclagem e a contribuirem para uma economia mais solidária.

A participação deste projecto no Movimento Milénio tem como objectivo  a sua divulgação e  a organização deste tipo de mercados noutras regiões do país.

O "Mercado de Trocas para Crianças" é uma organização da Casa da Esquina e do Mercadinho do Botânico de Coimbra.

Economias improváveis na Casa da Esquina


 No momento atual, a procura dos agentes culpados pela crise económica e financeira na Europa e nos Estados Unidos tem vindo a ocupar a ordem do dia, assim como a contenda sobre as respostas possíveis, desejáveis e inevitáveis para a ultrapassar.
Se por um lado as pessoas comuns não são chamadas a dar o seu parecer sobre esta questão, por outro, a tentativa de encontrar uma solução para a crise é feita em circuito fechado, dentro da economia capitalista na qual vivemos.
A Casa da Esquina propõe então que em vez de reformar, desmantelar, redistribuir, renegociar, refinanciar, cortar despesas, controlar as balanças comerciais ou o déficite público, possamos discutir, aprender e comentar em coletivo assuntos económicos, tentando conhecer empresas que não organizam os seus negócios com base na exploração intensiva do trabalho, no lucro e na precariedade social.
O processo é simples: convida-se uma pessoa que tem um negócio ou gere uma socioeconomia de sucesso, com a qual vive e provê às suas necessidades e da sua família e um economista que possa teorizar e aportar ideias para uma discussão que se pretende alargada a todos aqueles que nela queiram participar.
Esta discussão surge no âmbito do projeto “Economias Improváveis” que a Casa da Esquina lança, com a direção da Professora Doutora Teresa Cunha e que pretende discutir não só sobre as razões da crise mas também encontrar ideias para o futuro. E já no dia 25 de Outubro de 2011, pelas 18h30 na Casa da Esquina a primeira sessão terá como convidado José João Rodrigues da Casa do Sal. O comentador economista será Professor Doutor José Maria Castro Caldas.

sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

Ilustração Photoshop CS4 e Illustrator CS4

Formadora|  Márcia Gaudêncio (www.marciagaudencio.com / www.kriture.com)

Horário | da 14h30 às 18h30h

Datas: 26 Novembro

Local: Casa da Esquina

Custo: 35 Euros

Animação 2D - ToonBoom Studio

Formadora: Márcia Gaudêncio (www.marciagaudencio.com / www.kriture.com)
Horário| das 18h30 às 20h30
Datas| 30 Novembro
Local| Casa da Esquina
Custo| 30 Euros



sexta-feira, 7 de Outubro de 2011

Iniciação à Programação Gráfica

Este workshop pretende funcionar como introdução às 3 librarias de programação gráfica mais usadas actualmente: Processing, OpenFrameworks e LibCinder. Cobrindo uma introdução teórica aos conceitos básicos de programação gráfica com exemplos práticos de animação 2D, animação 3D, interacção com o utilizador, sincronização com audio e sincronização temporal. O workshop é dirigido a programadores com alguma experiência básica de C++ ou Java que estejam interessados em aprender a gerar e animar conteudo gráfico. Incentiva-se os participantes a trazerem o seu portátil de desenvolvimento (Windows, Mac OSX ou Linux).

Horário:

09:00 - 10:00 introdução aos conceitos de programação gráfica
10:00 - 11:00 instalação do ambiente de programação Processing
11:00 - 12:30 exemplos práticos de animação 2D e 3D
12:30 - 13:30 almoço convivio
14:00 - 15:00 instalação dos ambientes de programação OpenFrameworks e LibCinder
15:00 - 16:00 exemplos práticos de sincronização sonora e temporal
16:00 - 17:00 mesa redonda sobre vantagens / desvantagens e recursos disponiveis

Conteúdos|

- introdução aos conceitos de computação gráfica
- instalação do ambiente de desenvolvimento Processing, OpenFrameworks e LibCinder
- exemplos práticos de animação 2D e 3D com interacção do utilizador
- exemplos práticos de sincronização sonora e temporal
- discussão de possibilidades, limitações, alternativas e recursos disponiveis

Material necessário|  formandos devem trazer próprio computador portatil (Linux, Windows, Mac)

Filipe Cruz
[PT] MSc Engenheiro Informático pela FEUP. Background em projectos de inteligência artificial, computação gráfica e comunicação cientifica. Co-fundador do xDA, hacklab sitiado em Coimbra, parte da rede laboratórios da associação cultural Audiência Zero. Actualmente trabalha em Helsinkia como freelance software developer para projectos de computação gráfica, media interactiva, instalações artisticas, desenvolvimento web e dispositivos moveis.

Iniciação à Programação Gráfica
Formador| Filipe Cruz
Coordenador| Tiago Serra
Datas| 29 de Outubro
Horário| das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 19h00
Local| Casa da Esquina
Preço| 35 euros

Oficina Do Guião à Realização

Formador | Henrique Bento
Datas | 22, 23, 29 e 30 Outubro
Horário| das 14h às 18h
Local | Casa da Esquina
Custo| 80€
Inscrições | geral@casadaesquina.pt

O cinema, como referiu Kubrick em algumas entrevistas, “é a arte do sentido”. Porém vivemos num quotidiano “esmagado” pela ausência deste. A sétima arte não deixa de ser um lugar onde a magia  aparece como uma espécie de purga para a alienação/angústia do  homem contemporâneo.
Um bom guião nem sempre é sinónimo de um bom filme. Um guião não é um livro, é um mapa (só serve para nos orientarmos). É neste sentido que iremos analisá-lo e perceber as suas particularidades, bem como as suas limitações no que diz respeito à rodagem (realização).A rodagem, para um realizador, é o sítio mais solitário do mundo. Por isso torna-se importante sentir e “respirar” o plateau,  para depois, se for esse o caso, sabermos tirar partido e improvisar; isto sim é cinema (e não animação).
Vivemos numa época em que as pessoas estão cada vez mais obcecadas pelas cameras e pela quantidade de pixéis que estas possuem, mas talvez seja mais interessante  pensar, que em última análise filmamos aquilo que projectamos, a imaginação.
Este curso pretende esclarecer dúvidas e contribuir para uma melhor percepção da relação coerente entre a técnica cinematográfica e o conteúdo/artístico a filmar.  Desta forma, está prevista uma sessão em que se pretende que os alunos filmem uma situação onde serão postos à prova os conhecimentos apreendidos durante o curso.

domingo, 2 de Outubro de 2011

WORKSHOP DE TEATRO, TREINO EM VIEWPOINTS

Formadores| Joana Pupo e o Grupo Ready Made 
Datas| 22, 23, 29 e 30 Outubro
Horário|das 14h às 19h30
Custo|40€ (-25% estudantes)
Local| Teatro de Bolso do TEUC e teatro-estúdio do CITAC,
Público-alvo| artistas e estudantes interessados em performance teatral
Inscrições| joanapupo@gmail.com
Apoios| Ministério da Cultura, TEUC, CITAC e Casa da Esquina

PROGRAMA

[22-23 Outubro] Iniciação ao Treino em Viewpoints;
[29, 30 Outubro] Jams de Improvisação com o Grupo Ready Made
[Domingo, 30 Outubro] Jam aberta ao público a partir das 18h.

mais info