sábado, 13 de Dezembro de 2008

quinta-feira, 11 de Dezembro de 2008

quinta-feira, 4 de Dezembro de 2008

Mais para Janeiro

A Casa da Esquina não pára e já para Janeiro temos mais convidados em casa. Para mais informações e para efectuar inscrições contactem-nos pelo mail: casadaesquina.associacao@gmail.com
Workshop de Fotografia de Cena
Susana Paiva
Falar de Fotografia de espectáculo é falar de uma disciplina tão vasta e complexa como o seu objecto- um caleidoscópio de práticas e metodologias transversais que abarca todas as possíveis especializações fotográficas. Da arquitectura do efémero ao retrato dos actores criativos, passando pela fotografia de espectáculo, se espelha na perfeição essa forma de Arte Total que está longe de se esgotar na fotografia de cena. Partindo do real observável, próximo do registo documental, para chegar à narrativa ficcional, tão próximo da fotografia publicitária e de moda, se traça a rota do workshop que se adivinha uma pequena incursão na história da fotografia contemporânea.
De dia 19 a 22 e de dia 26 a 29
Horário: das 20h às 23h
Custo: 75€
Idade: a partir dos 18 anos

Susana Paiva (1970)- Nasceu a 31 de Maio de 1970 na Cidade da Beira- Moçambique. Trabalha actualmente na àrea de comunicação e imagem, exercendo as funções de jornalista, fotógrafa, designer gráfica e videasta. Tem trabalhado em diversos projectos multimédia, conciliando assim os seus conhecimentos nas àreas de imagem analógica e digital. Foi professora de fotografia da Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE) no Porto e na Associação Portuguesa de Arte Fotográfica (APAF) em Lisboa, tendo leccionado nas àreas da fotografia de Teatro, fotojornalismo, fotografia documental, técnica laboratorial, suportes digitais e fotografia de autor.

Mitos Urbanos-Escrita
Jorge Louraço
Dramaturgo crítico de teatro do Jornal Público e docente da ESAP ESMAE. Participou na residência internacional de dramaturgos do Royal Court Theatre em 2003. Nesse ano, a companhia britânica Third Angel esteve em Coimbra a apresentar a performence "Onde é que eles esconderam as respostas?", um trabalho feito a partir da Pesquisa de Jan Harold Brunvald sobre lendas contemporâneas, tendo sido Jorge Figueira um dos autores da versão portuguesa. Nesta oficina será apresentado o método de trabalho aplicado na altura, e os participantes serão orientados na psquisa de lendas urbanas e na escrita de pequenos contos inspirados nessas lendas. Mitos ou lendas urbanas são histórias contadas como tendo acontecido a alguém em concreto, mas das quais existem diferentes relatos noutros locais, com outras pessoas. Coisas como bosques, Castelos e montanhas são trocados por fábricas, máquinas e estradas, e os factos relatados ilustram os medos e ansiedades da vida urbana contemporânea.
Custo: adefinir
Idade: a partir dos 16 anos

Jorge Louraço
http://estadocritico.wordpress.com