Páginas

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Era uma vez um país

Do Movimento Nacional Feminino ao Sexo e a Cidade

 

Na sequência das comemorações do ano em que se assinala o 40º aniversário do 25 de Abril, a Casa da Esquina acolherá, mais uma vez, uma conversa-debate do ciclo ERA UMA VEZ UM PAÍS.
A próxima conversa será sobre a evolução da condição feminina e dos estatutos da mulher nos diferentes espaços, públicos e privados, da sociedade portuguesa ao longo dos últimos 40 anos.
O debate será iniciado pelo historiador Rui Bebiano, professor da FLUC, membro do Centro de Estudos Sociais e diretor do Centro de Documentação 25 de Abril. Conhecido pelo seu trabalho de investigação e publicação em torno de temas transversais de história cultural contemporânea, como a emergência das culturas juvenis nos anos 60, a construção de imaginários de fuga no mesmo período ou os movimentos emancipatórios de tipologia diversa.


Data | 30 junho
Hora | 18h00
Local | Casa da Esquina
Entrada gratuita


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Quando os desenhos saltam do papel

A Casa da Esquina, o Café Costura e o Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família em colaboração com o Museu Nacional Machado de Castro vão inaugurar no dia 7 de junho pelas 16h00 no Museu Nacional Machado de Castro a exposição coletiva intitulada "Quando os desenhos saltam do papel".

Este projeto nasceu de um desafio da Casa da Esquina a 18 crianças da sala 3 do pré-escolar do Centro de Bem Estar Social da Sagrada Família sobre como seria se os nossos desenhos saltassem do papel.
Os pequenos artistas com idades compreendidas entre os 5 e os 7 anos abraçaram este projeto e em torno do tema Descobrir as profissões e  criaram as suas obras de arte. À Casa da Esquina e ao Café Costura coube a tarefa de os tirar do papel transformando-os em bonecos através das técnicas da costura crochet e bordados.
O resultado é uma exposição onde poderão encontrar os desenhos idealizados pelas crianças e os bonecos elaborados a partir desses desenhos.

Este projeto que se insere na iniciativa Coimbra a Brincar, é parte do programa de serviço educativo da Casa da Esquina que se pretende afirmar como  espaço para a promoção das artes manuais, do saber fazer  e para o  desenvolvimento artístico e criativo das crianças.