segunda-feira, 29 de julho de 2013

sábado, 27 de julho de 2013

Curso de práticas contemporâneas Teatrais – Teatro Site-specific



Curso de práticas contemporâneas Teatrais – Teatro Site-specific

Datas:
2 a 7 Setembro (de segunda a sábado)

Horário: 
das 15h00 às 19h00

local:
Casa da Esquina

Preço: 
50,00€

 Descrição do curso:
O Curso de Teatro Site-Specific pretende fornecer novas pistas para derrubar as tradicionais formas de fazer teatro. Vai funcionar como um curso prático onde se vai introduzir os formandos a noção de teatro experimental, bem como analisar obras marcantes de companhias contemporâneas. Neste curso explora-se o confronto entre o texto dramático e o espaço enquanto pontos de partida para gerar material performático.
No final do curso serão selecionados alguns formandos para participar no espectáculo Occupy da Casa da Esquina.

Destina-se a:
+ 16 anos/ adultos; Estudantes e profissionais de Teatro e jovens interessados em práticas artísticas contemporâneas.
 Conteúdo programático:
1-      Modelos de espectáculo: Site-specific vs Teatro de Palco;
2-      Metodologias Análise dramatúrgica dos materiais/textos a trabalhar e do confronto com a especificidade do trabalho in site;
3-      Cenas de trabalho - Trabalho de aprofundamento artístico e técnico na consolidação dos materiais propostos e na construção de uma partitura no trabalho do actor;

4-      Occupy -Criação de cenas de trabalho a partir do imaginário do material do projecto Occupy .  O espectáculo Occupy pretende reflectir sobre a crise europeia, o estado do capitalismo global e o movimento Occupy, bem como a função do Teatro e da sua forma de agir sobre o presente. Este espectáculo será apresentado de 2 de Outubro a 3 de Novembro de 2013 (4ª a Dom as 21h) na Casa da Esquina e será construído a partir da intersecção entre um sítio específico e texto dramático de autores contemporâneos. 

FORMADOR
RICARDO CORREIA
Diretor Artístico da Casa da Esquina (Coimbra).  Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em 2013 na obtenção do Advanced Course of Devising Theatre and Performance na London International School of Performing Arts. Mestre em Teatro – especialização em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Licenciado em Educação pela Universidade do Minho. É Actor e Encenador desde 2001. Trabalhou com o Teatro Nacional São João, Escola da Noite, T- Zero, Teatro Oficina, TAGV, Casa da Esquina, Teatrão, Skimsotne Arts (UK), entre outros.

Enviar por e-mail
até 20 de Agosto , os seguintes elementos:
- nome, data de nascimento, telefone, morada, e-mail;
- uma nota biográfica;
- uma carta de motivação.
- disponibilidade para frequentar o workshop e espectáculo Occupy (em caso de selecção)
Os dados contidos nesta ficha de inscrição são confidenciais e para uso exclusivo do Casa da Esquina – Associação Cultural. Com base nestes elementos será efectuada uma selecção. 

Inscrições e pagamentos até 28 de Agosto de 2013
 A sua inscrição só se efectiva após pagamento do curso: na recepção da Casa da Esquina ou por transferência bancária para o NIB 0035 0110 0000 5537 9303 1 devendo ser-nos remetido o respectivo comprovativo para o e-mail casadaesquina.associacao@gmail.com .

Mais info: http://nacasadaesquina.blogspot.pt/



sábado, 20 de julho de 2013

NOVE PERFROMANCE a partir do Livro de Poemas de María Lado na CASA DA ESQUINA

video

A Casa da Esquina convida todos os seus amigos para Nove- performance poética, de Maria Lado, uma criação de Ricardo Correia, Miguel Seoane e Maria Lado.
 Este espetáculo é o resultado de um intercâmbio de criação e formação com parceiros internacionais espanhóis. A partir deste encontro foi criada uma paisagem sonora e espacial sobre o livro “Nove”da poeta galega María Lado, desenhada pelo músico experimental Miguel Seoane. A ideia foi criar um espetáculo de intersecções com várias disciplinas artísticas promovendo-se o diálogo e cruzamento de experiências e internacionalização entre duas estruturas ligadas a uma abordagem site-specific.
 A estreia foi em Fevereiro de 2012 no Festival de Teatro da Camacha na Madeira. Terão lugar dois espetáculos no dia 19 de julho na Casa da Esquina pelas 19h00 e 21h00 (entradas 4euros) e um no dia 20 de julho no Convento dos Anjos de Montemor-o-Velho integrado no programa Missão no Convento/CITEC.  Brevemente serão apresentados espetcáculos na Galiza, criando assim novas pontes lusófonas. 
Paralelamente a estas apresentações, a Casa da Esquina apresenta Grazas- experiência poética onde a poeta Maria Lado escreve em direto poemas para quem aparecer no dia 17 de julho pelas 18h30 na Casa da Escrita. Os poemas são feitos consoante o interesse do público e os seus destinatários, pai, mãe, namorados, amigos, enfim, a escolha é sua.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Poesia galega em dose dupla!

A Casa da Esquina convida todos os seus amigos para Nove- performance poética,  de Maria Lado, uma criação de Ricardo Correia,  Miguel Seoane e Maria Lado. Este espetáculo é o resultado de um intercâmbio de criação e formação com parceiros internacionais espanhóis. A partir deste encontro foi criada uma paisagem sonora e espacial sobre o livro “Nove”da poeta galega María Lado, desenhada pelo músico experimental Miguel Seoane. A ideia foi criar um espetáculo de intersecções com várias disciplinas artísticas promovendo-se o diálogo e cruzamento de experiências e internacionalização entre duas estruturas ligadas a uma abordagem site-specific. A estreia foi em Fevereiro de 2012 no Festival de Teatro da Camacha na Madeira. Terão lugar dois espetáculos no dia 19 de julho na Casa da Esquina pelas 19h00 e 21h00 (entradas 4euros) e um no dia 20 de julho no Convento dos Anjos de Montemor-o-Velho integrado no programa Missão no Convento/CITEC pelas 21h45. Brevemente serão apresentados  espetáculos na Galiza, criando assim novas pontes lusófonas. Paralelamente a estas apresentações, a Casa da Esquina apresenta Grazas- experiência poética onde a poeta Maria Lado escreve em direto poemas para quem aparecer no dia 17 de julho pelas 18h30 na Casa da Escrita. Os poemas são feitos consoante o interesse do público e os seus detinatários, pai, mãe, namorados, amigos, enfim, a escolha é sua. A entrada é gratuita.

Esperamos a vossa presença!