Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Porque a Casa não pára...

A Casa da Esquina apresenta de 12 de Setembro a 21 de Outubro Play | Pause, uma mostra vídeo de Teatro contemporâneo, que irá ocupar as casas das entidades das LINHAS CRUZADAS até Novembro. Pretende-se com esta ação promover o visionamento e refletir em torno de novas linguagens de cruzamento de disciplinas artísticas a partir do registo vídeo de performances dos criadores mais provocadores do séc. XXI. Esta atividade é uma das proposta da Casa da Esquina para o projeto Linhas Cruzadas.
Dia 12 de Setembro pelas 21h, na Casa da Esquina visiona-se AMARILLO –TEATRO LINEA DE SOMBRA de Jorge Vargas (Mexico). No dia 26 de setembro, teremos Un Passado Es un Animal Grotesco de Mario Pensotti (Argentina) no espaço d’O Teatrão na Oficina Municipal da Cultura. Já dia 21 de outubro será a vez de ORGY  de Jan Fabre no CAPC / JARDIM DA SEREIA também pelas 21h e por fim Songs at the end of the world– Um concerto de Wunderbaum  no espaço do JACC / SALÃO BRASIL dia 4 de nevembro, 21h.
Já no domingo dia 15 pelas 18h a Casa inaugura a exposição Arêna, uma instalação composta por 6/7 dezenas de fotogramas (de dimensões apro. 18 x 24cm cada) e desenho, e que tem como base a memória e o tempo. Os fotogramas surgem de fotografias (dos anéis de crescimento das árvores) que depois de manipuladas no programa Photoshop são posteriormente impressas no laboratório de fotografia de autoria de Raúl Ferreira.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

TERRITÓRIO DENTRO DE NÓS

 







O Território dentro de nós agrega um conjunto de intervenções artísticas que reflectem sobre a cidade contemporânea e as desventuras do seu espaço público. As LINHAS CRUZADAS tecidas por quatro estruturas culturais da Cidade de Coimbra atravessam a sua Baixa e revelam lugares e vivências.

As praças e os largos, a gente que neles vive e que por eles passa, remetem-nos para as temáticas da origem e da comunidade, mas também do futuro e da imaginação. Afinal, este é o território que soçobrou perante o triunfo dos centros comerciais, mas que conserva a promessa de se reinventar com novos usos.
Este é o território que perdeu população, mas que continua a atrair novos residentes. É um território convertido em local de passagem, mas cujas praças insistimos em reclamar.
Que espaço público é este? E que arte é que nele cabe?

AUDIO-CRISE (INSTALAÇÃO SONORA)
Pela Casa da Esquina
Esplanada do Café St. Cruz, 13 de Setembro, 16h – 18h

PAISAGENS SONORAS DO CENTRO HISTÓRICO DE COIMBRA (INSTALAÇÃO SONORA)
Pelo Jazz ao Centro Clube
Largo do Poço, 13 e 14 de Setembro,17h às 19h

UM SALÃO NO CORAÇÃO DA BAIXA (VISITAS GUIADAS )
Pelo Jazz ao Centro Clube
Salão Brazil, 13 e 14 de Setembro, 18h às 19h

VIZINHOS DO ROMAL (TEATRO)
Pelo Bando à Parte d’O Teatrão
Largo do Romal, 13 e 14 de Setembro, 19h

URBANSCAPES (VÍDEO)
Pelo Círculo de Artes Plásticas
Praça do Comércio, 13 e 14 de Setembro, 21h30

DA NOSSA JANELA OUVIMOS O MUNDO! (CONCERTOS)
Pelo Jazz ao Centro Clube
TiãoDuá (Brasil) Salão Brazil, 13 de Setembro, 22h30
Laura Lopes (Brasil) Salão Brazil, 14 de Setembro, 22h30

GUERRILHA URBANA (PERFORMANCE)
Pela Casa da Esquina
Locais não revelados da Baixa de Coimbra, 14 de Setembro, 16h – 18h

ENTRADA LIVRE (excepto concertos Salao Brazil)