Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

O drops chegou à Casa da Esquina



No próximo dia 23 de Março pelas 15h00 fazemos um apelo a todas as pessoas que queiram crochetar connosco este grande projeto aqui no espaço da Casa da Esquina. Só precisam de trazer as vossas agulhas e nós facultamos as lãs. Para quem não sabe crochet, teremos uma aula de iniciação gratuita.

 O Drops

O Projecto Drops é uma iniciativa da Casa da Esquina em conjunto com o grupo Guerrilha da Agulha que visa trabalhar para a promoção da biodiversidade e da agricultura biológica. Desta forma, pretende-se sensibilizar o público em geral para a cada vez maior limitação ao acesso a espécies vegetais e mesmo para a possível extinção de algumas espécies tradicionais.
Em concreto, conceberemos uma instalação de vasos em crochet que terá lugar no espaço da Universidade, onde o público poderá encontrar plantas aromáticas, medicinais, etc, que poderá levar para casa com as devidas instruções de cultivo e manutenção.
Uma vez que este projecto está integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra, sob a temática “Ser de Água”, estas instalações terão lugar na Rua Larga da  Universidade, simbolizando a candidatura da Universidade a Património Mundial da Unesco.
Pretende-se que sejam plantas anuais, fáceis de germinar em casa e com um ciclo adaptado ao evento, estando já germinadas na Primavera para que se possam recolher as sementes no Inverno a fim de as deixar de novo noutro sítio para que mais pessoas possam começar também as suas hortas.
Com esta ideia pretendemos não só fazer compreender a biodiversidade das espécies vegetais, mas também apelar para a sua importância no nosso desenvolvimento, informando sobre a possibilidade simples de se poder ter uma horta em casa sem despender muito dinheiro.
A escolha do crochet, tem a ver não só com o facto de ser uma matéria orgânica, mas também com a criação de um objecto reutilizável e mutável, pois é possível transformá-lo noutro objeto. Por outro lado, o crochet é uma tradição simples e acessível para toda a gente. 


V Mercado de Trocas

É verdade estamos de volta!
Está aí o 5º Mercado de Trocas no próximo dia 6 de Abril entre as 10h00 e as 13h00. Desta vez mudámos de espaço. O Mercado de Trocas será no foyer do Conservatório de Música de Coimbra.
Como nas edições anteriores contamos com a vossa presença e com o vosso apoio na divulgação deste mercado através das redes sociais e dos vossos mails.
Neste Mercado de Trocas poderão ser trocados livros, brinquedos, jogos didáticos, dvd´s, jogos de computador e consolas entre outros, não esquecendo a manta para expor os vossos produtos.
Este Mercado é destinado a todas as crianças e jovens que queiram ter a experiência de participar dentro de numa experiência de economia solidária. Para isso, será usada uma moeda social, os jardins, que será distribuída no início do Mercado
.

terça-feira, 19 de março de 2013

2ª Edição do LABORATÓRIO DE CRIAÇÃO E CHAMADA PARA O PROJECTO CORPO EM MANIFESTO!


Horário|6 de Abril, das 13H30 às 16h30, e 7 de Abril das 11H às 20H.
Local| Casa da Esquina, Rua Aires de Campos nº6, 3000-014 Coimbra.
Contactos| 239041397/929090628 geral@casadaesquina.pt
Custo: 25 Euros
Inscrições| sjaleco@yahoo.com

Corpo em Manifesto é uma criação de dança-performance que nasceu em Montpellier na primavera de 2011, no seio do colectivo corpo-dança-criação LeMooveNeMent (www.lemoovenement.blogspot.com).

Este laboratório de criação é uma chamada para um Corpo em Manifesto que quer nascer em Coimbra, na Casa da Esquina. Trata-se neste primeiro encontro de uma audição/laboratório informal para dez pessoas a quem esta proposta suscite uma inquietação boa.

Atelier de Poesia para Crianças

O Atelier de Poesia para Crianças não pretende formar ou criar poetas. No
entanto, quer que as crianças olhem para as coisas e possam nelas ver poesia.O Atelier de Poesia para Crianças quer responder a três perguntas:

A poesia é chata ou é divertida?
Todos nós somos poetas?
A poesia é menino ou é menina?

Ao longo de uma hora (ou um pouco mais, porque nisto da poesia nunca
sabemos o tempo que se pode demorar) as crianças serão convidadas a
estabelecer diálogos com a poesia, nas suas mais diversas formas (escrita, visual
ou sonora).Dialogar com as palavras, construir poemas, descobrir a leitura e a poesia são algumas das propostas deste Atelier de Poesia para Crianças.
Esta oficina acontece dentro da programação do Mal Dito, Festival de Poesia, a decorrer na cidade de Coimbra entre os dias 21 a 24 de Março.
Formador| Manuel A. Domingos
Datas| 23 de março
horário|das 14h00 às 15h00

Conta-me como é na Casa da Esquina


O CONTA-ME COMO É de março, organizado em torno das cenas escritas por Jorge Palinhos, volta a propor um fim-de-semana de intensa atividade distribuída pelas quatro casas das linhas cruzadas.
Entre 21 e 23 de março, Jorge Palinhos apimenta a leitura das suas cenas com uma programação com a qual o autor pretende colocar em evidência a realidade que nos circunda e que muitas vezes rejeitamos ou esquecemos de olhar, mesmo que esteja ao nosso lado – mas também a realidade do que sentimos, do que sonhamos, do que vivemos ou do que os outros viveram. No fundo, a proposta de Palinhos para este março é que tentemos descobrir de novo as histórias, os objetos e sons que compõem o nosso quotidiano, para assim melhor o entender.
 
Entre uma instalação, um workshop de música eletroacústica, um concerto de música de dança, um blind tape (não date!) de sons e música e uma sessão de histórias, há muito que ver, ouvir e contar.
 
CONTA-ME COMO É (Teatro)
Jorge Palinhos

CASA DA ESQUINA | 21 de março | quinta | 21h30 | entrada livre