quarta-feira, 20 de julho de 2011

OS PORTUGUESES E A OPINIÃO PÚBLICA NA CASA DA ESQUINA

A Casa da Esquina recebe a editora Alma Azul na próxima sexta-feira dia 22, às 19 horas, para apresentar a obra OS PORTUGUESES, de Fernando Pessoa.

OS PORTUGUESES de Fernando Pessoa estão dividos em quatro edições Alma Azul e publicados na colecção Literatura Portátil. São eles: Os Portugueses (provincianismo, estética e moral); Os Portugueses e a Opinião Pública; Os Portugueses e o Quinto Império; Os Portugueses e a Maçonaria e todos textos de sociologia política e de opinião que Fernando Pessoa publicou em jornais e revistas.
 
O Provincianismo e a Opinião Pública serão os temas do debate a ter lugar após a apresentação e está integrado no projecto Camões e os Portugueses que a Alma Azul produz para assinalar o seu 12.º aniversário.


terça-feira, 19 de julho de 2011

Colher Tour

Dia 20 de Julho a Casa da Esquina associa-se ao Colher, uma plataforma on-line de promoção e divulgação do design gráfico português que irá organizar uma sucessão de conferências e exposições em vários pontos do país, onde a emergência do design gráfico é exímia. 
 
Em cada cidade, sendo estas Porto, Barcelos, Coimbra, Caldas da Rainha, Lisboa e Évora, além de haver um programa de conferências onde alguns dos representantes do design gráfico português estarão à conversa com público e apresentarão o seu trabalho e projectos, realizar-se-á em simultâneo uma exposição onde estarão reunidas várias peças de design, das mais variadas áreas, sempre com o intuito de promover o melhor do que se faz nesta área em Portugal, inspirar alunos, freelancers, designers, e educar a população em geral sobre o que é o design gráfico. Por isso mesmo a Colher Tour – tanto as conferências como a exposição – é totalmente gratuita e aberta ao público generalizado, pois a intenção é de fazer chegar o design gráfico contemporâneo às pessoas, um pouco por todo o país. A viagem, que teve inicío no Porto no dia 18, chega ao Centro, estando dia 20 em Coimbra, na Casa da Esquina onde contaremos com a participação de Pedro Vaz, Ana Baptista, Rúben Amado, Fábio Duarte Faria e João Bicker a partir das 16:30h . Dia 22 o evento realiza-se nas Caldas da Rainha, nos Seres – ateliers dos Silos, passando para a capital no dia 23 a realizar-se no On Stage, Bairro Alto. O fecho da Colher Tour dar-se-á em Évora no dia 24, no café design RDC – NAD/ Research & Design Centre.
Organização| colher.net + dizer.de/sign
Horário| 16h30 - 21h00
Entrada Livre
 
 
 

terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma Por Mês - com Pedro Eiras dia 17 às 19h na Quinta das Lágrimas

Desta vez saímos da Casa e vamos juntar-nos às 19h dia 17 Domingo na Quinta das Lágrimas no Festival das Artes  a ler a peça Pedro e Inês de Pedro Eiras. Como de costume a leitura tem um carácter informal e serve para conhecer a peça e juntar-nos à conversa com o autor.   Será lido “Pedro e Inês”, de Pedro Eiras, texto de um dos mais proeminentes autores portugueses, numa produção da Casa da Esquina (inserida no ciclo  “Uma por Mês”)

Pedro Eiras

Pedro Eiras nasceu em 1975. É Professor de Literatura Portuguesa na Universidade do Porto. Desde 2001, publicou obras de teatro (Antes dos Lagartos, Passagem, Um Forte Cheiro a Maçã, As Sombras, Um Punhado de Terra), ficção (Anais de Pena Ventosa, Estiletes, Os Três Desejos de Octávio C.), poesia (Arrastar Tinta), crónica (Boomerang, Substâncias Perigosas) e ensaio (Esquecer Fausto, A Moral do Vento, A Lenta Volúpia de Cair, Tentações). Com o ensaio Esquecer Fausto, ganhou o Prémio PEN Clube Português de Ensaio em 2006. Tem peças de teatro traduzidas, publicadas, encenadas em diversos países: Portugal, Bélgica, Brasil, Eslováquia, França, Grécia, Roménia.

Residência Arstística Martim DInis e Diego Bagagal

Esta residência esta associada ao workshop Poesia do Corpo: Tempo e Espaço, numa abordagem Jacques Lecoq e Viewpoints ” ministrado pelos criadores Martim DInis e Diego Bagagal. Nesta residência de exploração, o desejo é desenvolver material baseado em anteriores criações POP LOVE em Belo Horizonte e The Witch and the Frog em LOndres, e explorar o POP World das Memórias de infância. 

Área: Criação 

Datas:  11 a 17 de Julho

Masterclass dia 13 de Julho na Casa da Esquina às 21h


terça-feira, 5 de julho de 2011

"Senti um Vazio" no Observatório para o Tráfico de Seres Humanos.



Agradecemos ao Observatório para o Tráfico de Seres Humanos por ter incluído a nossa peça"Senti um Vazio" na sua página. Queremos também agradecer a todo o público que encheu a nossa sala e avisar desde já que o espetáculo se encontra esgotado.

Senti um Vazio na Casa da Esquina