domingo, 25 de Outubro de 2009

E por falar em fotografia......




Começou na quinta-feira quando fomos visitados pela câmara da ESEC TV. Ontem já foi dia de falar de fotografia e das suas questões em mais um encontro do The Portfolio Project. E como uma imagem fala "pelos cotovelos" os convivas não deixaram de esmiuçar na apresentação do trabalho de Marlies Plank (na foto em pé) "Touristing at...", uma turista solitária numa cidade desconhecida. Ficam então as imagens....

terça-feira, 20 de Outubro de 2009

Uma Casa para a fotografia em Coimbra


Outubro de 2009 marca o início da parceria entre a plataforma educativa THE PORTFOLIO PROJECT e a Associação Cultural Casa da Esquina. Potenciando os objectivos específicos de cada uma das estruturas esta sinergia permitirá dotar a cidade de Coimbra de um espaço permanente para o estudo, promoção e desenvolvimento de projectos na área da fotografia.

Durante o ano de 2010 as actividade conjuntas abarcarão a organização de oficinas de fotografia, a realização de exposições fotográficas bem como a realização de residências artísticas para fotógrafos e editores fotográficos na cidade de Coimbra.
Além dessas iniciativas o TPP instalará no espaço da Casa da Esquina uma biblioteca e mediateca especializadas na área da fotografia, cujas obras ficarão disponíveis para consulta no local a todos os membros do THE PORTFOLIO PROJECT e participantes das actividades fotográficas resultantes desta parceria.

Ao longo de todo o ano o TPP promoverá também, junto de um grupo limitado de participantes, o acompanhamento permanente de projectos fotográficos a desenvolver com apoio tutorial de Susana Paiva, a coordenadora da plataforma.

É assim, na sequência da primeira residência artística - realizada a título experimental durante o corrente mês de Outubro – que no próximo dia 24, às 21 horas, se apresentará na sede da Casa da Esquina o trabalho desenvolvido pela fotógrafa austríaca Marlies Plank durante duas semanas em Coimbra. A apresentação informal do projecto consistirá na projecção das imagens seleccionadas, devidamente comentadas pela sua autora.


“Touristing at…”

Tendo optado por desenvolver um trabalho de auto-representação, Marlies Plank apresenta em “Touristing at…” um conjunto de imagens panorâmicas onde se representa enquanto turista em diversos locais da cidade de Coimbra.
Fugindo à indesejada “perfeição das imagens digitais” Marlies Plank optou por trabalhar em película, com o prazo de validade deliberadamente expirado, deixando assim uma maior margem de imperfeição e imprevisibilidade na obra criada.
Recorrendo ao auxílio dos traseuntes, que ia encontrando nos locais a fotografar, para disparar a sua máquina fotográfica a autora introduziu ainda uma série de variáveis incontroláveis que agudizam a sua opção estética pela imperfeição e uma certa imprevisibilidade nas imagens captadas.
Uma cidade a descobrir através do Olhar de uma autora que descreve Coimbra como uma cidade de múltiplos rostos e plena de energia.

sábado, 17 de Outubro de 2009

Oficina de Fotografia EU JÁ POSSO IMAGINAR QUEM SOU

Auto-retrato e auto-representação em fotografia, acção para pais e filhos
EU JÁ POSSO IMAGINAR QUEM SOU é uma acção pedagógica para pais e filhos onde, através da fotografia, se descobre como cada um de nós de vê e como nos podemos representar.
Distante da noção de retrato como a materialização da geografia de um rosto, esta acção cria a possiblidade de (re)pensar o auto-retrato, evocando visualmente, de forma metafórica e criativa, as caracteristicas pessoais de cada um dos participantes.
Organização | THE PORTFOLIO PROJECT e Casa da Esquina – Associação Cultural
Formadora | Susana Paiva com assistência de Alípio Padilha
Público alvo | Crianças dos 6 aos 10 anos acompanhadas de um progenitor ou familiar
Condições de participação | Possuir uma máquina fotográfica digital ou qualquer outro equipamento de captura de imagem fotográfica ( camera de vídeo, telemóvel…). Os participantes deverão trazer os acessórios que permitam a ligação da sua máquina a um computador ou, em alternativa, o seu computador pessoal.
Data | 25 de Outubro
Horário | das 16h âs 18h00
Número máximo de participantes | 10
Preço | 7 euros
Inscrições:
Email: geral@casadaesquina.pt
Telefone: 239041397
Telemóvel – 962732563
Local:
CASA DA ESQUINA – Associação Cultural
Rua Aires Campos nº 6, 1ª andar (ao lado do Carmelo de Sta. Teresa)
Acesso: Autocarro nº 4, 6, 33, 42

sexta-feira, 9 de Outubro de 2009

FLUXUS na Casa da Esquina

A ASSOCIAÇÃO CULTURAL ITINERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS ZERO APRESENTA

FLUXOS

Exposição de António Azenha, Jorge Simões,José Higino, José Pedro Reis, José Vieira, Pato, Paulo Corte Real e Tatiana Santos
na Casa da Esquina de 10 de Outubro a 8 de Novembro 09.

Inauguração Sábado 10 de Outubro, 22 horas.



Na centralidade da reflexão do projecto Fluxos está a mutabilidade, as constantes mutações que um lugar e os seus habitantes, como a Figueira da Foz, sujeito à atracção turística relacionada com a sazonalidade do veraneio, sofrem de forma cíclica. A cidade enche e esvazia, como um corpo que inspira e expira, no fluxo e refluxo de gente. Num tempo está hipertrofiada, vivaz, eufórica, noutro tempo retoma uma quietação e serenidade basais.


FLUXOS
Casa da Esquina
10 Outubro a 8 Novembro 09
Rua Aires Campos nº6. Coimbra

Informações: iczeros@gmail.com ou tlm: 912206230