Conferência "Quando a arte se torna Pública" na Casa da Esquina - Coimbra
Dia: 20 de Novembro, 21hLocal: Casa da Esquina
Participantes: Carla Cruz (Artista Plástica), Dolores Matos (FIAR), Carlos Alberto Augusto (Coimbra Vibra), Ricardo Correia (Casa da Esquina).
Moderador: Paulo Peixoto (CES)
Quando a Arte se torna Pública
No seguimento de "Chambres Rooms Zimmers" e integrada no projecto "Exercícios de Botânica", a Casa da Esquina apresenta a conferência "Quando a Arte se torna Pública"no dia 20 pelas 21h. Discute-se sobre a intervenção no espaço público com Carla Cruz (Artista Plástica), Dolores Matos (FIAR), Carlos Alberto Augusto (Coimbra Vibra!), Paulo Peixoto (CES). Esta conferência pretende reflectir não só sobre as várias formas de intervenção no espaço público como também fazer a interrogação do acto teatral. Ao mesmo tempo pretende-se cruzar as experiências dos vários projectos representados pelos intervenientes. Além da conferência, os espectadores podem ainda encontrar na Rua Aires de Campos nº 6 a exposição "Sete Olhares Sobre os Exercícios de Botânica" patente até dia 6 de Dezembro.
Carla Cruz
1977, Vila Real, formada em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Nesse momento interessada nas questões de género na sociedade e na arte e numa forma de fazer arte mais inclusiva, procurando a participação do seu publico pela manipulação. Entre 2001 e 2003 frequento e concluo o Mestrado em Belas Artes pelo Piet Zwart Institute, Willem de Kooning Academy, Roterdão - Holanda /em colaboração com a/ Plymouth University - Reino Unido. Sendo estes anos os de viragem para projectos interactivos, em que crio eventos, situações ou plataformas em que o publico é convidado a tomar parte activa.
Tendo desde cedo colaborado e fundado diversos colectivos, entre eles: Caldeira 213, ZOiNA (Colectivo feminista de intervenção artística), Ateliers-Mentol, Identidades, Clanitica, GARBA (jovens artistas em residência, Itália), Room (Artists run Space, Roterdão); trabalho também em parceria com outros artistas: Isabel Carvalho, Pedro Nora, Catarina Carneiro de Sousa, Ângelo Ferreira de Sousa, Suzanne van Rossenberg, Nina Hoechlt, Jocelyn Cottencin, Karin de Jong, Sabine Funk, Francesco Ventrella, Cláudia Van Dick, Tina Sejberg, Mónica Faria. De momento organizo o projecto expositivo e blog All My Independent Women, dinamizo o Blog Porto Público, pertenço a um Affinity group do Forum Feminista Europeu, coordeno projectos para o Grupo de intercâmbio Artístico entre Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal – Identidades, organizo o espaço expositivo da Gesto Cooperativa Cultural no Porto e sou docente da Escola Superior de Educação de Viseu.
Dolores de Matos, 52 Anos
Nasce em Caldas da Rainha. Em 1978 conclui o Curso de Teatro no Centro Dramático de Évora - inicio da sua actividade artística. De 1984- 1999 é programadora cultural nas Câmaras Municipais de Setúbal e Palmela e coordena o Serviço Educativo (projectos artísticos) do Museu de Setúbal (1984-1994) Concebe e dirige o FIAR, Centro de Artes de Rua. Concebe com João Brites o Festival FIAR com a responsabilidade da direcção de programação e produção - 1999-2008 Coordenadora do Centro de Operações Artísticas na Expo98. Desde 2007 é consultora de programação portuguesa em Valladolid para a Fundacion Municipal de Cultura, Espanha. Responsável pelo trabalho de cooperação internacional na Plataforma Europeia INSITU, que o FIAR, Centro de Artes de Rua integra.
Carlos Alberto Augusto
Compositor português cuja actividade se centra na música parateatro e no teatro-música. Actividade também na área damultimédia, vídeo e comunicação intereactiva como músico e sounddesigner. Trabalhou nos domínios da investigação, legislação,normalização e controlo do ruído. Estudou comunicação. Ajudou a definir e a realizar o programa de música de Coimbra, Capital Nacional da Cultura 2003.
Paulo Peixoto
Paulo Peixoto é investigador do Centro de Estudos Sociais, integrando o Núcleo de Estudos Sobre Cidades e Culturas Urbanas, e professor de Sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde lecciona na licenciatura em Sociologia e no Programa de Mestrado e Doutoramento em Cidades e Culturas Urbanas. Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra, é licenciado e mestre em Sociologia pela mesma instituição.Integra a Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos, executa actualmente projectos de investigação sobre património e turismo, desenvolve actividades de extensão coordenando a avaliação de projectos de intervenção social e é Director da Ensino Superior – Revista do SNESup.É membro das Direcções do Centro de Estudos Sociais, da Associação para a Extensão Universitária e do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Os interesses actuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, património, turismo, e exclusão e violência urbanas.